image

Tutorar: abra sua sala de aula para inovar

Author(s):

Daiani Damm Tonetto Riedner

Audience: 

Difficulty:

Teachers, Students

Location:

Brazil

Transformation Element:

Learning Approach, Technology

O Tutorar é um programa de tutoria de tecnologia em que os estudantes das licenciaturas e egressos recém formados atuam como tutores de tecnologia, auxiliando os professores de redes públicas e privadas de ensino na adesão e incorporação de tecnologias em suas práticas pedagógicas e desenvolvendo projetos e ações inovadoras no contexto das escolas. A ideia de abertura da sala de aula está baseada na colaboração, do fazer junto, da co-criação, que são elementos essenciais para a inovação pedagógica.

No âmbito da UFMS (instituição piloto do projeto) os professores das licenciaturas atuarão de forma colaborativa, para desenhar a trilha de formação para os tutores, tendo como base as lacunas de formação existentes nos projetos pedagógicos de curso. Essa articulação com os cursos de formação inicial é fundamental para fomentar mudanças curriculares tão necessárias para o atendimento desta demanda de formação.

A realização desse projeto se justifica por alguns pontos importantes, que emergiram de pesquisas importantes no campo da educação (GATTI; BARRETO, 2009; GATTI; BARRETO; ANDRÉ; ALMEIDA, 2019, KENSKI, 2007; KENSKI, 2013) da minha pesquisa de doutorado (RIEDNER, 2018) e de trabalhos subsequentes (RIEDNER, 2019).

- Os projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura não têm permitido experiências de formação com e para uso integrado de tecnologias na prática pedagógica;
- Os estudantes dos cursos de licenciatura têm muita dificuldade de pensar no uso pedagógico de tecnologias digitais;
- Os professores dos cursos de licenciatura apresentam dificuldades básicas de integração do uso de tecnologias na prática pedagógica;
- Os professores que atuam na educação básica em sua grande maioria não tiveram experiências com uso de tecnologias na formação inicial e apresentam dificuldades de desenvolver atividades e projetos com tecnologias digitais.
- Há uma demanda de formação continuada para o uso de tecnologias tanto dos professores da educação básica, como dos professores que formam professores na universidade.

Diante do exposto, esse projeto justifica a sua importância na medida em que aproxima a universidade da escola e considera as necessidades de formação em ambas as partes, para construção de um projeto integrado e colaborativo para o desenvolvimento de práticas inovadoras com uso de tecnologias nos mais diversos espaços de aprendizagem.