image

Mackenzie 150 anos: museu birtual

Author(s):

Debora Valletta

Audience: 

Difficulty:

Teachers, Students

Location:

Brazil

Transformation Element:

Technology

Trabalho colaborativo e inovador entre as professoras de arte, estudantes e tecnologia educacional.

Etapa de ensino / Segmento – Todas as séries/anos da Educação Básica
Ano / Série
Componente Curricular / Disciplina – Arte e Tecnologia
Descrição do Projeto ​
2020: Ano de comemoração dos 150 anos do Mackenzie
Desde 2019, planejávamos uma exposição de arte para comemorar essa data. O projeto estava bem avançado sobre o tema, a pesquisa, os materiais e o orçamento, faltava apenas começar o trabalho com os alunos e escolher o local onde seria feita a exposição. Esse era o ponto mais frágil do projeto, pensamos em vários lugares (Chácara Lane, Prédio 1, até o Shopping Higienópolis foi considerado uma possibilidade), mas o que não imaginávamos era que a pandemia nos levaria para outra realidade.

Em junho, quando já entendemos que a exposição seria inviável, veio a ideia de fazer o que os grandes museus do mundo inteiro estavam fazendo: exposições virtuais. Partindo dessa certeza, pedimos ajuda para a equipe de tecnologia. Queríamos manter o formato de 15 espaços, que representariam as 15 décadas. E cada década sendo contada por uma das 15 séries que compõem a Educação Básica, do maternal até a 3ª série do Ensino Médio.
Os professores de cada ano escolar contribuíram com a pesquisa de levantamento de dados que geraram o tema para ser desenvolvido em cada década. Aos professores de Arte e de Música ficou a responsabilidade de elaborar a produção plástica de cada turma de acordo com a pesquisa. A coordenação de Tecnologia Educacional sugeriu que a visita virtual seguisse o formato do Google Maps e/ou Google Earth, inclusive fazendo uso de um óculos cardboard de papelão, personalizado e desenvolvido no espaço Maker e STEAM do Mackenzie SP pela equipe de tecnologia, e as imagens dos trabalhos dos estudantes convertidas em 3D. Em cada estação, uma parte da história foi contada por meio de uma produção plástica, musical e textos informativos referentes ao período.
Levando em consideração que os alunos estavam em suas casas, sem material e sem espaço adequado para uma produção plástica mais elaborada, pensamos em produções viáveis dentro de um confinamento.
Os trabalhos foram produzidos e enviados on-line para as professoras de Arte, que encaminharam à equipe de tecnologia para a edição e montagem da exposição. Durante a edição, convidamos alunos que quisessem participar do processo de produção da exposição. A equipe de tecnologia educacional providenciou uma Webinar para que os alunos interessados aprendessem a trabalhar com o software Canvas. Alguns alunos participaram desse processo, o que se tornou um aprendizado significativo e relevante para eles.
A professora de música fez a seleção da trilha sonora com músicas já gravadas pelos alunos do coral infantil e juvenil do Mackenzie. Com a exposição agendada para início de novembro, as equipes se organizaram para realizar um drive-thru para a retirada do kit didático contendo: um par de lentes biconvexas para construção de um óculos de papelão (realidade virtual), o molde para realizar a montagem com a família e o guia de orientações para a produção do Google Cardboard.
Prévia do lançamento:
https://streamyard.com/nv8ymfj7yn